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Figueira recebe alunos para vivência em educação ambiental

Categoria: Agricultura sustentável

No dia 3 de maio foi realizada, na área das Terras do Sol da Comunidade-Luz Figueira, a primeira vivência de Educação Ambiental. O tema da vivência foi a água. O objetivo: apresentar aos alunos, in loco, as fontes de água, os métodos de conservação e proteção dos rios, nascentes e matas ciliares, mostrar a relação da água com a saúde, estimular a consciência socioambiental, o consumo responsável e o cuidado com os recursos oferecidos pelo planeta. A vivência nasceu de um pedido de um professor das escolas municipais à Comunidade-Luz, para complementar o conteúdo aprendido em sala de aula. Participaram 50 alunos do 5º ano da Escola Municipal Profª Wanderleia Aparecida do Prado Nascimento e da Escola Municipal Dr. Moacir Rezende, ambas de Carmo da Cachoeira, e alunos do curso técnico em agronegócios.

Os alunos foram recebidos com uma breve reflexão sobre a importância da água e tiveram contato com imagens dos livros de Masaru Emoto, pesquisador japonês que demonstrou o efeito das palavras e sons sobre este elemento. Conheceram a roda d’água e o seu funcionamento, o banheiro seco, como uma alternativa sem utilização de água, e realizaram o plantio de sementes ao redor do lago para colaborar no crescimento da mata ciliar. Encerraram a atividade com uma visita à nova horta que está sendo implantada na área, observando o sistema de irrigação e o fechamento do ciclo da água na área, desde a fonte até o uso na produção de alimentos.

“Para a Comunidade, foi uma alegria receber essas crianças e ver o interesse que mostraram pelo assunto. E o mais importante: oferecer essa oportunidade de estarem em contato evolutivo com a natureza e aprenderem que há formas de usar os recursos naturais com amor e respeito, preservando o meio ambiente” – comenta Clarissa Baumgartner, residente da Comunidade-Luz e uma das organizadoras da vivência.

O professor Wander Sebastião Batista, explica o porquê da escolha da Comunidade-Luz Figueira para a realização das vivências com seus alunos: “A Comunidade é vista pela população como uma entidade que vivencia e aplica o consumo consciente, o cuidado e o amor aos animais e ao ser humano, a sustentabilidade dentre outras temáticas que combinam com nosso projeto”. Seu balanço da vivência foi bastante positivo: “A atividade superou as expectativas. A interação dos alunos com o pessoal da Comunidade foi magnífica. Nossos alunos adoraram. Constantemente perguntam quando será a próxima. A dinâmica das atividades foi muito boa. Com uma rápida roda de conversa seguida de atividades práticas. Levei também alunos do Ensino Médio de uma outra escola. Estes ficaram ainda mais empolgados que nossos alunos do 5º ano”.

Para Maria do Carmo,  colaboradora que reside na Comunidade-Luz que participou da condução das atividades desta primeira vivência, iniciativas como esta podem ter repercussões mais profundas nas crianças e jovens: “Este trabalho pode ser uma semente que é depositada nas consciências destas crianças. Quando realizamos uma vivência prática, o aprendizado se torna mais completo, mais vivo.
A importância disso tudo contempla um objetivo maior que seria ampliar a consciência destas crianças e jovens para um cuidado mais equilibrado com o planeta e, sobretudo, despertar esta semente de um ser humano mais humano, menos indiferente com o próximo e com os Reinos da Natureza, e mais responsável pelas suas ações”.

Ao longo do ano serão realizadas mais 4 vivências como esta nas áreas da Figueira, com os temas: 

BEM-ESTAR ANIMAL - Objetivo: abordar os cuidados essenciais aos animais domésticos, valorizar a relação evolutiva entre os animais e os humanos, conscientizar sobre a importância dos animais silvestres para o equilíbrio do meio ambiente; 
ENERGIA - Objetivo: apresentar os diversos tipos de energia existentes, quais impactos podem causar no meio ambiente, consumo consciente, energias alternativas e minoração do impacto no meio ambiente;
RESÍDUOS SÓLIDOS - Objetivo: abordar o tema do consumo consciente, do ciclo de vida dos produtos, da coleta seletiva, classificação e destino dos resíduos, conforto essencial, reciclagem e reaproveitamento;
FLORESTAS e CLIMA - Objetivo: apresentar práticas sustentáveis de cultivo, agrofloresta e horta agroecológica, cuidados com a biodiversidade e o solo, produção contínua de alimento em diferentes ciclos, resgate e fortalecimento de vínculo com a terra e a agricultura.

Para mais informações pode entrar em contato pelo e-mail informacao@comunidadefigueira.org

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