QUEM SOMOS
A Comunidade-Luz Figueira
A Comunidade-Luz Figueira, filiada à Fraternidade - Federação Humanitária Internacional, além de um centro espiritual, é uma escola de vida e de formação, onde é incentivada a prática do amor desinteressado e do serviço à humanidade e ao meio-ambiente.
Fundada em 1987, localiza-se na zona rural de Carmo da Cachoeira, sul de Minas Gerais, Brasil.
Figueira oferece um ambiente propício para que as pessoas cresçam interiormente e desenvolvam aptidões que as ajudem a ser agentes da paz e do bem comum.
A Comunidade-Luz Figueira
Estar em Figueira é um desafio vivo e transformador, no qual somos convidados a ampliar nossa forma de ver o mundo e os acontecimentos, bem como a expressar novos padrões de conduta, pautados na fraternidade, na doação de si e na comunhão com toda a Criação.
Aqui, a vida grupal, os ensinamentos espirituais, a oração diária, a música devocional, o serviço ao próximo e as práticas autossustentáveis criam um campo permanente de aprendizagens e de experiências que favorecem nossa evolução.
Fundador
A Comunidade-Luz Figueira foi fundada pelo escritor e filósofo espiritualista José Trigueirinho Netto (6/2/1931 - 15/9/2018), nascido em São Paulo, Brasil.
Trigueirinho idealizou e manifestou Figueira como um local dedicado ao aprofundamento da vida espiritual, ao despertar do amor crístico e à descoberta de novos padrões de conduta, baseados na ausência de protagonismo e na cura gradual da vida voltada para a realização pessoal.
Essa tarefa foi assumida com o propósito de colaborar para que fossem lançadas as sementes de uma Nova Humanidade, apta a viver em unidade e harmonia entre si e com os demais Reinos da Natureza.
Atualmente, os frutos desse projeto se multiplicaram em âmbito mundial, abrangendo cinco continentes. Constituem uma grande rede de oração, instrução, obras de caridade e serviço, Comunidades-Luz, Núcleos-Luz e missões humanitárias.
Conselho de Guia e Regência Permanente
A Comunidade-Luz Figueira desenvolve suas atividades sob a orientação e o acompanhamento espiritual do Conselho de Guia e Regência Permanente, atualmente composto por três membros consagrados da Ordem Graça Misericórdia.
- Frei Luciano da Puríssima Mãe
- Madre María del Salvador
- Frei Supremo do Rei Jesus
Conselho de Guia e Regência Permanente
Imerso na vida espiritual desde 1989, dedicou-se a aprofundar o silêncio interior. Por meio de experiências de vida eremítica, buscou desenvolver o contato com a essência interna e com as Hierarquias Espirituais.
Residiu na Comunidade-Luz Figueira de 1989 até 2021, quando passou a trabalhar na implantação das Missões Humanitárias e de Emergências na Europa e África. Desde 2021, promove a instrução e a formação de grupos de estudo, oração e serviço na Europa.
Atualmente, exerce a função de gestor-geral da Fraternidade - Federação Humanitária Internacional (FFHI), acompanhando o desenvolvimento das filiadas, incluindo a Fraternidade - Missões Humanitárias Internacionais (FMHI).
Como integrante do Conselho de Guia e Regência Permanente, é responsável pela orientação das entidades filiadas à Fraternidade - Federação Humanitária Internacional (FFHI).
Instrutor da Obra, desenvolve palestras para aprofundamento individual e grupal da FFHI e filiadas, bem como palestras públicas voltadas ao despertar e ampliação da consciência.
Conselho de Guia e Regência Permanente
- Madre María del Salvador
Coordenadora-geral e membro-fundadora da Casa Luz da Colina (atualmente Núcleo-Luz Casa Luz da Colina de Deus), associação que presta serviços de saúde e beneficência às populações carentes no município de Carmo da Cachoeira e região (Minas Gerais, Brasil).
De 2018 a 2025, foi coordenadora-geral da Comunidade-Luz Figueira. Desde 2018, é membro do Conselho de Guia e Regência Permanente da Ordem Graça Misericórdia.
Como integrante do Conselho de Guia e Regência Permanente, é responsável pela orientação de todos os filiados da Fraternidade - Federação Humanitária Internacional (FFHI).
Conselho de Guia e Regência Permanente
- Frei Supremo do Rei Jesus
Um dos membros pioneiros da Comunidade-Luz Figueira, trabalhou intensamente durante os anos de sua implantação, experiência que lhe permitiu ajudar na fundação da Comunidade-Luz Fraternidad, em Paysandú, no Uruguai.
Fez parte do primeiro grupo de monges a proferir seus votos na Ordem Graça Misericórdia.
Desenvolveu conhecimentos em diversas áreas da Cura e atuou como psicólogo, trabalhando principalmente com crianças e jovens.
Junto a outros irmãos da Obra, atualmente orienta a Comunidade-Luz Nova Terra, no Rio de Janeiro, Brasil, entidade que reúne crianças e jovens resgatados de situações de vulnerabilidade social.
Como integrante do Conselho de Guia e Regência Permanente, é responsável pela orientação de todos os filiados da Fraternidade - Federação Humanitária Internacional (FFHI).