Pular para o conteúdo principal
Comunidade-Luz Figueira leva a Agrofloresta ao Núcleo-Luz Sagrado Céu

Categoria: Agricultura sustentável

“A beleza de viver lado a lado com os Reinos da Natureza ficou expressa no resultado da tarefa, perceptível com todos os sentidos”, compartilhou Renata Pinheiro, colaboradora do Núcleo-Luz Sagrado Céu.

No dia 30 de julho, alguns membros do Setor Plantios da Comunidade-Luz Figueira foram até o Núcleo-Luz Sagrado Céu, em Belo Horizonte (BH), Brasil, por um motivo especial: realizar uma vivência para introduzir o Sistema Agroflorestal ali.  O Núcleo-Luz é uma importante “ramificação” da Comunidade-Luz, isto é: um espaço de serviço que está vinculado diretamente com a Comunidade-Luz, ambos filiados à Fraternidade - Federação Humanitária Internacional (FFHI).

A Agrofloresta é um sistema sustentável de plantio de alimentos que regenera as plantas e o solo, além de possibilitar uma maior harmonia entre as necessidades humanas e os recursos naturais.

Um dos princípios básicos da agrofloresta é que todos os seres fazem parte de um sistema inteligente. A natureza tem um propósito, e a vida tende a organizar-se e interagir, sendo que a cooperação prevalece sobre a competição.

A agrofloresta imita a natureza em uma forma de cultivo natural: solo sempre coberto, com uma combinação de árvores frutíferas, lenhosas e leguminosas. Culturas anuais e árvores perenes coexistem nessa forma de cultivo, ajudando-se mutuamente. 

O Núcleo-Luz Sagrado Céu está retomando nos últimos meses suas atividades externas abertas ao público, após o longo período da pandemia. 

A atividade teve uma programação que preencheu todo o dia, começando às 8h da manhã com uma sintonia com a Natureza. Depois, o grupo trabalhou em canteiros existentes plantando mudas, e planificou mais canteiros para composição da agrofloresta.

“Iniciar a vivência sentindo a terra foi um momento único e silencioso, como a perpétua fonte de doação que advém da vida do Reino Vegetal”, disse Renata.

A sintonia teve uma breve oração e a leitura de uma instrução sobre o valor do silêncio e que ajudou para uma maior ligação autêntica com a natureza. Na sequência, os participantes entraram em contato com o solo através das mãos, com o intuito de sentir a energia da terra no pulsar do coração.

Os colaboradores da Comunidade-Luz Figueira levaram as experiências e os conhecimentos dos princípios da agrofloresta que são aplicados na Comunidade-Luz.

O grupo da Campanha da Juventude pela Paz de Belo Horizonte também marcou presença na vivência. “Para mim, o princípio da agrofloresta que mais me chamou a atenção foi o da cooperação. A natureza, os seres e os elementos que fazem parte dela estão em constante cooperação, numa busca de equilíbrio tendo em vista o ‘todo’,” comentou Guilherme Gontijo, membro da Juventude pela Paz de BH. 

A vivência teve continuidade no período da tarde, com um vídeo sobre os fundamentos da agrofloresta, do  programa “Por Amor aos Reinos”, da Misericórdia Maria TV. Segundo Ádria Ferraz, colaboradora do setor plantios do Núcleo-Luz Sagrado Céu, esse foi um momento especial, já que foi esse programa que inspirou alguns colaboradores a organizarem a atividade que ocorreu naquele dia.

“Escutar a respeito de um cultivo que favorece a integração e a harmonia entre as espécies vegetais também foi muito nutritivo para a  consciência.” compartilhou Renata.

“É muito bom poder compartilhar o que estamos aprendendo e também aprender com outras experiências. Foi muito rico e acreditamos que esta é uma das missões a se realizar: levar uma semente para além dos limites da Comunidade-Luz, que possa germinar e dar seus frutos também”, conta Maria do Carmo, que foi representando Figueira.

Fechando com chave de ouro a programação, os participantes assistiram juntos a transmissão online do Festival da Juventude pela Paz, edição  de aniversário de 6 anos  cujo Atributo “Trabalhar incansavelmente pela Paz”  esteve presente durante todo o dia nos corações e confirmou o propósito da vivência: um relacionamento mais pacífico com a natureza.

Notícias e artigos relacionados